quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Entrevista com a poetisa e autora Cíbila Farani

Não me considero “Escritora”, escrevo quando sinto vontade ou necessidade, mas apenas como forma de extravasar sentimentos que entopem as vias respiratórias do meu ser. Só isso."
Cíbila Farani



1- Qual conselho você daria a si mesmo se não se conhecesse?
Pense bem antes de agir. 

2- Como seria seu dia se você acordasse criança de novo?
Brincaria muito mais com a minha gata. Iria procurar um parque ou um jardim, deitaria na grama...essas coisas deliciosas que só as crianças sabem fazer.

3- Quais são seus pequenos prazeres? Aquilo que você faz e ninguém liga, mas que te faz muito feliz?
Conseguir cumprir algo que me proponho me dá uma enorme sensação de prazer (risos)! Deitar na minha cama no domingo à tarde e ver filmes no meu notebook; acariciar minha gatinha e cuidar dos outros gatos agregados que vêm aqui em casa; poder passar mais tempo conversando com as pessoas com quem eu gosto de conversar e que, acredito, também gostam de conversar comigo; ler sobre Filosofia; conversar com meus professores; rir das besteiras cotidianas (todos os dias).

4- 3 coisas que você faz, mas não gosta.
Sair de casa à tarde durante o verão; acordar quando quero dormir; ter que mostrar o óbvio para algumas pessoas.

5- 3 coisas que você poderia fazer, gostaria de fazer, mas não faz? Por quê?
Trabalhar no IBAMA ou na WWF ou no GREENPEACE. Bom, precisa estudar muito, falar outro idioma e além disso (e principalmente) eu não teria nenhuma compaixão com quem destrói o verde e assassina animais. Enfim, eu gostaria, poderia, mas não sei se seria uma boa por razões óbvias (risos). As outras duas coisas são: comprar um sítio pra abrigar e cuidar de animais abandonados e viajar pelo mundo. Não faço simplesmente porque não tenho grana pra isso.

6- Você prefere estar certo, ou ser feliz? Já abandonou uma discussão, mesmo sabendo que estava certo, porque estava com preguiça de continuar brigando? Como foi?
Prefiro os dois (risos)! Já abandonei discussões por preguiça, mas foram poucas vezes. Não sei se conseguiria me sentir feliz tendo que assumir o papel de alguém que está errado sem estar verdadeiramente.

7- Você acordou dentro de um livro que você estava escrevendo. Descreva qual a primeira paisagem que vê.
Uma cidade celta. Muito verde, montanhas, um lago de águas cristalinas, temperatura agradável. Um mercado cheio de gente falante e sorridente, crianças fazendo algazarra, animaizinhos correndo de um lado pro outro. Algo assim bem feliz e utópico, pra me dar um descanso de toda essa realidade chata que eu vivo incansavelmente, diariamente. 

8- Quando você percebeu que virou adulto?
Muito cedo. Acho que ainda era criança quando isso aconteceu. Mas eu nem liguei, continuei criança em muitos aspectos e esse é o meu escudo. Não tem nada a ver com o fato de não gostar de acordar cedo, ou de ter que ficar sem trabalho por um tempo para poder estudar, ou mesmo morar com pessoas da sua família. Vai muito além, é algo que está lá dentro de você. É algo como você saber que é forte, mas se permitir ser frágil em algum momento. 

9- Você sentiu seu coração vibrar nas últimas 3 semanas? Por quê?
Senti por algumas razões bem malucas e diferentes umas das outras. Uma porque estava com ciúmes de alguém que eu gosto e queria administrar numa boa isso (foi difícil). A outra por causa de algumas mudanças e a outra porque o tempo está passando. Essa última sempre faz meu coração vibrar, eu sempre fico pensando “e agora, o que virá?” e eu simplesmente adoro essa sensação.

10- Qual foi o papo mais gostoso que você já teve nos últimos 2 meses. Do que se tratava e com quem era?
Eu tenho uns papos tão gostosos com meus amigos sobre tantas coisas legais que fica até difícil escolher um. Mas adoro conversar sobre filosofia com dois professores da faculdade, porque aprendo muito com eles e me fascina a forma como explicam o pensamento dos filósofos e relacionam com as situações da vida cotidiana: Professores Mestres Neimar Silva e Rabib Floriano Antonio. 

11- Se sua vida fosse um filme, qual filme você gostaria que fosse?
Maleficent. Por muitas razões que acho incríveis. O fato dela não ser má, mesmo com esse nome, de ter sofrido uma traição em seus sentimentos mais puros por causa de poder, de ter sido forte sem perder a essência protetora...chega de spoilers!

12- Tem um desconhecido almoçando sozinho no mesmo restaurante que você. Se você perguntasse quem ele era, o que ele responderia?
“Eu sou eu! E você quem é?”

13- Qual o melhor sabor do mundo?
Aquele que se deseja. Adoro o sabor da água fresca quando estou com sede.

14- Qual o melhor cheiro do mundo?
Aquele que evoca as melhores lembranças ou que está presente no momento atual. O perfume de quem se ama, o cheirinho do seu bebê, o aroma da comida da sua mãe, e por aí vai.

15- Descreva uma característica sua que você não sabe se é sua mesmo, ou se são seus pais dentro de você. 
A mania de rir ou de falar coisas sem o menor sentido em momentos inadequados (minha mãe é assim). 

16- Olhe a sua volta, por que você está onde está?
A resposta para essa pergunta é longa. Mas prometo que tentarei resumir. Vou começar com um título simples, senta aí e anota: Guerra e Paz.... (risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares

Recentes

recentposts

Aleatório

randomposts