terça-feira, 18 de outubro de 2016

Literatura infantil

Olá, pessoas!
Tudo certinho por aí?
Hoje vamos falar de um assunto delicioso: Literatura Infantil.
Vocês sabem quais são as principais características dos livros didáticos, paradidáticos e literatura infantil?
Sabem qual é a importância da releitura?
Então podem vir que vamos conversar um pouquinho!
;)



    Cronologia da Literatura Infantil Mundial:

1697 – Contos Folclóricos de Charles Perrault
Não eram destinados às crianças, mas elas se apropriaram delas. 
1812 – Fábulas dos Irmãos Grimm
1835 – Contos de Hans Andersen 
1864 – Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll)
1900 – O Mágico de Oz (L. Frank Baum)
1920 – A Menina de Nariz Arrebitado (Monteiro Lobato)
Mistura fantasia e intenção pedagógica.
1970 – Ocupa papel de destaque como objeto de análise e crítica.
1990 – Profissionalização do Gênero.

        Por que reler?

Se a literatura é a criação de novos mundos, mesmo que semelhantes ao mundo que conhecemos, cabe ao leitor destrinchar esse novo mundo como tal. 
Depois de familiarizados com esse novo mundo, o leitor finalmente deve fazer as associações com os padrões que ele já conhece. 
Assim, podemos concluir que ninguém lê um livro uma vez, para lê-lo realmente é preciso relê-lo. 
Partindo desse princípio, podemos observar o potencial que existe por trás de uma criança, porque elas costumam ler o mesmo livro várias vezes.


  A Importância da releitura.

A escola precisa criar mecanismos para que os alunos se interessem pela literatura, para que eles queiram manipular livros e ainda, para que não percam o interesse pelo mundo literário com o avançar da idade, visto que na faixa dos 10 anos as crianças tendem a diminuir seu hábito de leitura. 
Desta forma, podemos utilizar a releitura como aliada para despertar e manter o interesse pela leitura. Através da releitura, ou seja, a utilização de uma referência artística para apropriar-se dela em uma nova produção, podemos integrar conteúdos com produções artísticas desenvolvendo o senso crítico e criativo dos alunos, além de oportunizarmos momentos de integração entre todos os educandos, inclusive os que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem ou alguma necessidade especial, pois, podemos trabalhar com diversas ferramentas. 

Diferenças entre livro didático, paradidático e literatura infantil:


Alguns Livros Paradidáticos




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